segunda-feira, 13 de junho de 2011

Terço - Intenção: segunda aparição de Nossa Senhora

1º Mistério
A anunciação


Meditação:
Todos já ouvimos falar de como se deu a anunciação a Nossa Senhora, de como o anjo lhe transmitiu o projecto que Deus tinha para Lhe oferecer.
Meditemos hoje na aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos, que andavam inocentemente pelo campo guardando os seus rebanhos. Não seria também esta aparição uma anunciação?
Já pensamos porque motivo Nossa Senhora escolheu estas três crianças para se manifestar?

Oração:
Nossa Senhora de Fátima, os pastorinhos foram por Ti escolhidos na Tua aparição por serem crianças boas, de coração puro, sempre dispostas a ajudar os outros.
Ajuda-nos a ter a inocência das crianças, a não ver maldade em tudo e a sermos generosos para com o nosso próximo.

2º Mistério
A visitação de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel

Meditação:
Tal como Nossa Senhora um dia visitou a sua prima Santa Isabel, no dia 13 de Junho de 1917 resolveu visitar os pastorinhos pela segunda vez.
Francisco, Lúcia e Jacinta eram crianças boas, vindas de famílias humildes e trabalhadoras.
Crianças entre os 7 e 10 anos de idade, tinham a inocência da idade bem presente nos seus actos, passando os dias em alegres brincadeiras. Mas mesmo na idade de brincar, dedicavam sempre algum do seu tempo à oração.
E nós? No decorrer dos nossos dias dedicamos algum tempo à oração? Empregamos alguns minutos do nosso dia a orar e a falar com Nossa Senhora?

Oração:
Maria, perdoa-nos por todas as vezes em que não rezamos e que demos a desculpa que não temos tempo.
Perdoa-nos pelas vezes em que rezamos à pressa, usando as nossas orações apenas para Te pedir coisas, sem ouvir sequer o que tens para nos dizer.
Intercede por nós junto do Pai do Céu.

3º Mistério
O nascimento do menino Jesus

Meditação:
Uma das coisas mais bonitas a que o mundo pode assistir é o nascimento de uma criança. Qualquer família que se preze fica feliz por ter no seu seio mais uma criança.
Nem sempre os filhos correspondem àquilo que sonhamos, por vezes tomam atitudes que não conseguimos compreender.
Foi o que aconteceu aos pais de Francisco, Lúcia e Jacinta -  quando os pastorinhos contaram aos pais a “linda senhora” que tinham visto, os pais não acreditaram e zangaram-se com eles, querendo que eles desmentissem o que tinham dito. Mas uma coisa importante devemos reter: os pais dos pastorinhos, mesmo não concordando com o que os filhos diziam, nunca puseram em causa o amor que sentiam por eles. O amor prevaleceu sempre, tal como Deus lhes ensinou…

Oração:
Nossa Senhora, Mãe do Céu, fazei com que todos os pais do mundo nunca ponham em causa o amor que devem ter pelos filhos, mesmo que não entendam e concordem com as atitudes e escolhas que os filhos tomam.
O amor é o suporte de qualquer família e ser cristão é sinónimo de amar. Ajuda-nos a semear o amor por todo o mundo.

4º Mistério
Apresentação de Jesus no Templo

Meditação:
Tal como estava escrito da Sagrada Escritura, Nossa Senhora apresentou o menino Jesus no Templo quarenta dias após o seu nascimento.
Tal como prometeu aos pastorinhos, Nossa Senhora apareceu-lhes pela segunda vez no dia 13 de Junho, para lhes pedir que rezassem muito e que fizessem sacrifícios pela conversão dos pecadores.
Será que conseguimos imaginar o medo que aquelas crianças devem ter sentido perante uma aparição destas?
Se nós, que somos adultos, temos medo do que não conhecemos, imaginemos o medo que sentiram 3 crianças há quase 100 anos atrás?
Mas mesmo com medo não hesitaram, foram valentes e corajosos e fizeram tudo o que Nossa Senhora lhes pediu?
Teríamos nós coragem para fazer o mesmo?

Oração:
Assumo que sou fraca e que tenho muito medo de tudo aquilo que não conheço. Assumo que sou medrosa e que tenho receio de ir por caminhos que sei que vão ser espinhosos.
Ajuda-me Maria a vencer os meus medos e fragilidades, para ter coragem e uma fé coesa, tal como os pastorinhos tiveram.

5º Mistério
Jesus perde-se e é encontrado no Templo

Meditação:
Uma criança perdida é sempre uma aflição para qualquer pessoa – aflição para os pais que não sabem do seu filho; aflição para uma criança que se vê fora do seu ambiente.
Mas Jesus não teve medo ao ficar no Templo sem José e Maria, pois sabia que estava na casa do Pai do Céu.
E os três pastorinhos de Fátima, mesmo estando assustados com a pressão e ameaças que toda a gente fazia sobre eles por terem visto Nossa Senhora, não vacilaram nem por um momento nem quiseram voltar atrás com o que tinham dito.
Teria sido muito mais fácil para eles e para toda a gente as crianças dizerem que era tudo mentira.
Mas os meninos sabiam que Nossa Senhora não gosta de mentiras nem falsidades, Nossa Senhora só quer a verdade e o bem de toda a gente.
Se três crianças inocentes perceberam isto tão rapidamente, porque é que os adultos deste mundo não compreendem que o melhor caminho é o caminho da verdade?

Oração:
Maria Nossa Mãe, ajuda-nos a seguir sempre o caminho da verdade. Sabemos que por vezes é mais fácil mentir ou ocultar as coisas, mas também sabemos que com estas atitudes Te estamos a magoar e a ofender o Pai do Céu.
Olha por nós e ilumina o nosso caminho, para que nunca tenhamos a tentação de seguir os trilhos incorrectos.