domingo, 26 de junho de 2011

Mt 10, 37-42 - "Quem não toma a sua cruz não é digno de Mim. Quem vos recebe a Mim recebe"

Jesus hoje apresenta-nos o projecto de Deus para toda a humanidade. Jesus é a encarnação do Reino.
E o Reino de Deus é vida, justiça, liberdade e fraternidade.

Segunda-feira
Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: «Quem ama o pai ou a mãe mais do que a Mim, não é digno de Mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a Mim, não é digno de Mim.

A palavra de Jesus parece-nos contraditória a tudo o que aprendemos ao longo da nossa vida. Sempre nos ensinaram que devemos amar os nossos pais e os nossos filhos acima de tudo.
Jesus diz-nos que, além do amor que temos para dar uns aos outros, acima de tudo devemos amar Deus Nosso Pai.

Meditação:
Quantas vezes colocamos outras coisas ou outras pessoas à frente de Jesus? É desta forma que pretendemos ser dignos do Reino do Senhor?
Jesus nunca colocou nada acima do Seu Pai, amou-O acima de todas as coisas, mesmo sabendo que por isso teria que sofrer e enfrentar a morte.

Oração:
Senhor Jesus, em Ti deposito todo o meu amor, pois só amando-Te acima de tudo estarei preparado(a) para amar o próximo.

Acção:
Vou tentar descobrir alguém que não se sinta verdadeiramente amado, fazendo com essa pessoa esta Lectio Divina, de modo a ajudá-la a perceber o amor que Jesus tem por nós e como devemos retribuir-Lhe da mesma forma.

Terça-feira
Quem não toma a sua cruz para Me seguir, não é digno de Mim.».

Meditação:
A vida é um desafio constante.
Viver como cristão é naturalmente um desafio maior ainda.
A vida vivida à imagem de Jesus é uma vida de entrega, por vezes de renúncia, de alguma penitência e sempre uma vida de amor.
Será assim a nossa vida?

Oração:
Sei que todos temos que carregar a nossa cruz para chegarmos ao Pai.
Faz com que saibamos encarar a vida com alegria, aceitando os espinhos do caminho como se fossem degraus da escada para o Céu.

Acção:
Hoje vou fazer da oração o remédio para as minhas dores e aflições.

Quarta-feira
Quem encontrar a sua vida há-de perdê-la; e quem perder a sua vida por minha causa, há-de encontrá-la.

Meditação:
Ser cristão é crer em Jesus Cristo, Ele que tem um grande amor por nós, impõe a condição que nós tenhamos também um grande amor para com Ele.
Viver na fé é estar disposto a renunciar até a própria vida. Amar Deus acima de todas as coisas.

Oração:
Senhor, perdoa-me por todos aqueles momentos que coloquei o meu amor no bem-estar, no divertimento, na alegria, nos objectos, etc, desprezando a Tua presença.

Acção:
Louvar Cristo, hoje e sempre, desapegando-me dos bens pessoais e materiais, aumentando o apego Contigo. 

Quinta-feira
Quem vos recebe, a Mim recebe; e quem Me recebe, recebe Aquele que Me enviou.

Uma simples frase de Jesus que tanto nos quer dizer: receber Jesus na nossa vida é o nosso “passaporte” para o Reino dos Céus.

Meditação:
Se recebermos os outros no nosso coração e na nossa vida, é Jesus que estamos a receber.
Se os acolhermos com bondade e com amor, respeitando-os nas suas diferenças, é Jesus que estamos a acolher.
Agimos assim na nossa vida? Ou só acolhemos os outros quando nos convém?

Oração:
Por todas as vezes que não recebi os outros na minha vida, alegando não ter tempo, peço-Te perdão, Senhor.
Por todas as ocasiões em que não acolhi os outros, por indiferença ou falta de paciência, peço-Te perdão, Senhor.
Auxilia-me na minha caminhada para que acolha o próximo com amor, tal como Tu me acolhes.

Acção:
Reflicto na minha vida e penso: “O que posso mudar em mim para melhor acolher os meus irmãos?”

Sexta-feira
Quem recebe um profeta por ele ser profeta, receberá a recompensa de profeta; e quem recebe um justo por ele ser justo, receberá a recompensa de justo.”
Jesus ensina-nos que existem recompensas, mas não especifica. Teremos que ser nós e os nossos actos a concluir e descobrir.

Meditação:
Sabemos que a grande condição para sermos recompensados é o nosso amor primeiro.
Deus está acima de todos os nossos amores.É portanto Amor Primeiro.
Mas não um amor egoísta, pois o grande mandamento que vem a seguir é amar o próximo.
Deus manda-nos ser cordiais no acto de receber e de ouvir.
O profeta como profeta que nos transmite a Palavra, o justo como justo que nos ensina a viver como Jesus.
Saberemos nós receber e ouvir cada um segundo a sua condição?

Oração:
Jesus, meu irmão, faz-me justo e piedoso. Faz-me também misericordioso nos actos e nos pensamentos.
Tem piedade de mim, Senhor.

Acção:
Fazer da minha vida um acto constante de simpatia e dádiva e resistir a fazê-lo só quando acharmos conveniente.

Sábado
E se alguém der de beber, nem que seja um copo de água fresca, a um destes pequeninos, por ele ser meu discípulo, em verdade vos digo: Não perderá a sua recompensa.”

Meditação:
S. Mateus com as suas brilhantes palavras, faz relembrar o provérbio “Quem meus filhos beija, minha boca adoça”.
Assim é Jesus: “Se alguém der de beber (…) a pequeninos (…)
 Não perderá a sua recompensa ”.
O Pai retribui a quem faz bem aos seus filhos.

Oração:
Jesus, por vezes esqueci-me de partilhar com quem está próximo de mim, perdoa-me.

Acção:
Acolher todos os filhos de Deus, sem distinção.